Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Governo não descarta facilitação na fuga de 31 presos de Gericinó, no RJ

Presos capturados após fuga do Complexo Gericinó (Foto: Divulgação / Seap)Presos capturados após fuga do Complexo Gericinó (Foto: Divulgação / Seap)
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) não descarta a participação de agentes para facilitar a fuga de 31 presos do Instituto Penal Vicente Piragibe, no Complexo de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste do Rio.
Na tarde desta segunda-feira (4), o secretário Cesar Rubens Carvalho disse que a Seap tomou conhecimento da fuga por volta das 16h de domingo (3), quando um inspetor penitenciário avistou homens sujos de esgoto na Avenida Brasil, próximo à favela do Catiri, em Bangu. Ainda segundo Cesar Rubens, alguns presos ouvidos pela corregedoria da Seap relataram que a fuga dos presos teria iniciado às 9h.
Quatro presos foram recapturados dentro da rede de esgoto, usada para fugir da penitenciária. Outros 27 conseguiram escapar. A polícia procura os fugitivos em favelas próximas ao presídio e em comunidades dominadas pelas facções criminosas, as quais pertenciam antes de serem presos.
"Essa fuga ocorreu logicamente por uma falha nossa, falha na nossa segurança. É inevitável, não tem como não entender que houve essa falha. Estamos tentando entender se foi uma falha sem intenção, ou sem nenhum tipo de conivência dos inspetores, ou se foi uma falha de observação", disse Cesar Rubens Monteiro de Carvalho.
Os presos cumpriam pena em regime semiaberto, mas não tinham o direito de dormir fora ou sair da penitenciária. Para usufruir do benefício, a Secretaria explicou que o detento deve apresentar uma carta de trabalho.