Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Como calcular o período fértil


Existem muitas tabelas de fertilidade prontas na internet, no entanto elas não servem para todas as mulheres. Para calcular o período fértil é preciso saber a duração do ciclo menstrual, que pode variar de 24 a 35 dias, ou inclusive ser irregular. “Quando o ciclo menstrual é irregular a mulher deve consultar um ginecologista para comprovar que sua ovulação está acontecendo corretamente e que não há nada que possa dificultar sua gravidez” alerta Dra. Isa Rocha, ginecologista e especialista em reprodução humana do IVI Salvador, que ensina aqui a calcular o período fértil, além de responder algumas dúvidas para que você saiba mais sobre a fertilidade:
- Como calcular o período fértil?
O primeiro passo é observar pelo menos por 3 meses o ciclo menstrual e contar sua duração. Anote o primeiro dia do ciclo (dia em que começa a menstruação) e o último dia do ciclo, que é o último dia antes da menstruação. O período fértil será:
TOTAL DE DIAS DO CICLO – 14
Portanto, se o ciclo for de 30 dias: 30 – 14 = 16. Ou seja, no décimo sexto dia depois do primeiro dia do ciclo provavelmente estará ocorrendo a ovulação. Se o ciclo for 24 dias: 24 – 14 = 10 e assim sucessivamente.
- Os testes de ovulação de farmácia funcionam?
O teste de ovulação comprado por internet ou nas farmácias detecta o nível do hormônio LH (luteinizante), que é um marcador da fertilidade, no entanto ele não garante que a ovulação ocorreu e tão pouco a qualidade do óvulo.
- Se meu ciclo é regular minha fertilidade é boa?
Um ciclo regular é um bom sinal para a fertilidade, porém é possível ter dificuldades de conseguir a gravidez mesmo com um ciclo menstrual bem regulado. Aproximadamente 35% das mulheres em algum momento da vida têm ciclos anovulatórios, ou seja, apesar de terem menstruado a ovulação não aconteceu.
- Que exame fazer para avaliar a fertilidade?
Existem muitos exames para avaliar a saúde reprodutiva da mulher, os mais básicos são aultrassonografia transvaginal e o exame FSH. O exame básico para avaliar a fertilidade masculina é o espermograma. Normalmente o ginecologista ou urologista pede estes exames e caso exista alguma alteração nos resultados, faz o encaminhamento para um especialista em reprodução humana. Mas o casal que tiver dúvidas pode consultar diretamente uma clínica de reprodução humana realizar a análise completa.
“Calcular o período fértil pode ajudar a aumentar as chances de gravidez, mas como a ovulação pode variar de um ciclo a outro, o ideal para quem está tentando engravidar é manter relações sexuais frequentes (3 vezes por semana). Como o espermatozoide pode sobreviver em torno de 3 dias dentro do corpo da mulher, o casal terá grandes chances de conseguir a gravidez”, aconselha Dra. Isa.