Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Operação de prevenção a rebelião encontra celulares, drogas e facas artesanais




Com o objetivo de fortalecer a presença do aparelho de segurança pública do estado no Conjunto Penal de Feira
 de Santana, uma operação que contou com cerca de 100 policiais militares, 40 policiais civis e 30 agentes penitenciários, revistaram todos os pavilhões da unidade prisional nesta sexta-feira (13).
A operação organizada pela secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) surgiu de um mandato de busca expedido pela Vara de Execuções Penais de Feira de Santana. O contingente encontrou chunchos (armas artesanais, em sua maioria armas brancas), celulares e drogas.O diretor da unidade penal em Feira, o Capitão PM Alan, avaliou a operação. “Tivermos um êxito muito positivo em feira de Santana em prol da segurança prisional”. Ele afirmou que não houve, neste primeiro momento a transferências de presos para outra unidade da Bahia. A unidade prisional está com 1804 presos, sendo que, a capacidade é de 1375.
Transferências nos Próximos Dias

A inspeção também aconteceu na ala feminina. A delegada adjunta da Delegacia de Homicídio, Dorean dos Reis Soares, disse que também foram encontrados objetos ilícitos com as mulheres. “O que queremos demonstrar que o estado tem o total controle do conjunto penal. A operação foi abraçada peça SSP”, disse a autoridade.O coordenador regional de Polícia Civil, o delegado João Rodrigo Uzzum (1ª Coorpin), disse que aqueles presos que foram encontrados com objetos e celulares serão punidos tanto na esfera criminal com na administrativa, com no impedimento da progressão de regime. Uzzum disse que os presos foram entrevistados e não descarta a transferência daqueles que foram apontados como líderes.“É necessário afirmamos a presença do estado no interior do complexo prisional de Feira de Santana e deixar claro que o poder está na mão do estado”, ressaltou, quando perguntado sobre a influência da crise no sistema penitenciário no norte do país na deflagração desta operação. Todo o material recolhido será apresentado na delegacia de Polícia Civil.
A OperaçãoDesde as primeiras da manhã desta sexta-feira (13) em Feira de Santana, o Conjunto Penal, localizado no bairro Aviário, passou por uma ‘varredura. Segundo foi apurado pela reportagem do FOLHA DO ESTADO apesar de ser uma operação de rotina na unidade prisional, a diligencia é influenciada também pela crise no sistema penitenciário na região norte do país, onde no Amazonas, 56 presos foram mortos durante rebelião no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) e 31 detentos morreram em motim na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Roraima.