Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Supremo Tribunal russo proíbe Testemunhas de Jeová

Testemunhas de Jeová foram proibidas de atuar na Rússia
Testemunhas de Jeová foram proibidas de atuar na Rússia (AFP)
As Testemunhas de Jeová foram proibidas de atuar na Rússia e seus bens serão confiscados após decisão do Supremo Tribunal que considerou a organização religiosa como extremista.
Um líder russo das Testemunhas de Jeová, Iaroslav Sivoulski, declarou estar "chocado" com a decisão dos juízes e anunciou que a organização religiosa vai apelar. "Não pensava que algo assim poderia acontecer na Rússia moderna, onde a Constituição garante a liberdade de religião", disse ele.
O ministério da Justiça russo havia apresentado uma ação no Supremo Tribunal considerando as Testemunhas de Jeová "uma ameaça para os direitos das pessoas, da ordem pública e da segurança pública".
O juiz Yury Ivanenko afirmou na sentença que a organização "deverá entregar à Federação russa suas propriedades".
O grupo religioso possui 395 centros em todo o país e já travou várias disputas com as autoridades russas nos últimos anos.
Em janeiro, o líder da organização na cidade de Dzerzhinsk foi multado por distribuir material considerado extremista pelas autoridades.
O governo russo dissolveu em 2004 um ramo da organização, uma decisão que a Corte Europeia de Direitos Humanos considerou em 2010 em violação aos direitos da religião e associação.