SAMU terá suporte de resgate com helicóptero para atendimentos de urgência
Primeiro resgate foi realizado neste sábado (24) de uma vítima de acidente de trânsito em Candeias
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Salvador (SAMU) conta, desde este sábado (24), com o apoio de um helicóptero para resgate aeromédico de casos graves em Salvador e Região Metropolitana. O primeiro resgate foi de uma vítima de acidente de trânsito na região de Candeias. A paciente foi encaminhada para o Hospital do Subúrbio, em Salvador.
Segundo o secretário de saúde do município, José Antonio Rodrigues Alves, a inclusão da aeronave ocorreu a partir do convênio firmado entre a Prefeitura e a Polícia Rodoviária Federal da Bahia. “A implantação da operação de resgate aéreo reduzirá substancialmente o tempo resposta das ocorrências, sobretudo, dos acidentes de trânsito mais graves e os chamados provenientes das ilhas que até então eram feitos apenas com o auxílio da lancha, que depende muito das condições marítimas para operar”, disse.
O helicóptero ficará disponível para o atendimento num raio médio de 150 km na região metropolitana, com alcance de áreas como a BR-324 e a Linha Verde. Ainda conforme Secretaria Municipal de Saúde, as pessoas resgatadas serão encaminhas para os Hospitais da Bahia e do Subúrbio, que são as únicas unidades da capital com heliponto.
A aeronave, assim como o serviço de ambulância, estará disponível através do telefone 192. A equipe médica reguladora ficará responsável pela avaliação da ocorrência e solicitação do helicóptero em casos de urgência.