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Reclamações contra Hapvida somam mais de 1,8 mil queixas na Bahia




 Somente no mês de agosto, foram 4.482 consumidores do país registrando reclamações na ANS. O número representa um crescimento de 54% comparado às queixas do mesmo mês de 2023. Na Bahia, o plano registrou uma queda no número de reclamações em agosto, mas com um volume ainda expressivo: 191 reclamações só em agosto. Chama atenção ainda a quantidade de processos instaurados registrados na ANS: 156 nos últimos 12 meses.

O plano já vem sendo alvo de sucessivas denúncias de usuários insatisfeitos que recorrem à Rádio Metropole. O relato mais recente compartilhado envolve uma mulher que precisou de um exame de aproximadamente R$ 3 mil para verificar a permanência de um câncer, mas teve o procedimento negado pela seguradora. Ela já tinha passado por duas cirurgias e uma sessão de iodoterapia para tratar um carcinoma. Sua médica então aconselhou a realização do exame de Pet Scan para detectar possíveis células cancerígenas remanescentes.

“Eu já estava, de certa forma, com o tratamento ‘finalizado’, que havia sido de fato coberto pelo Hapvida, mas esse exame foi negado porque eles identificaram que no meu caso não era necessário”, contou de forma anônima. Somente após acionar uma advogada e conseguir uma liminar judicial, a mulher pôde realizar o exame, que confirmou a presença de uma massa desconhecida, provando a importância da realização do procedimento que havia sido negado.

Ao Repórter Metropole, diversos soteropolitanos também teceram críticas ao plano de saúde. Uma mãe, cujo filho foi diagnosticado com autismo, relatou dificuldades para conseguir atendimentos de fonoaudiologia e psicologia, serviços essenciais para o tratamento de seu filho.