Rádio Web Ferraz

Últimas notícias

Acelen aposta na produção de biocombustível à base de macaúba na Bahia




A Acelen, empresa responsável pela gestão da Refinaria de Mataripe, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), está preparando um grande investimento na produção de combustíveis renováveis no Brasil. Hoje referência no refino de petróleo para a produção de gasolina, gás de cozinha e diesel, o grupo de origem árabe deseja entrar de vez no mercado da transição energética, apostando na elaboração de produtos com base em biomassa.

A ideia da empresa é investir na produção de macaúba, um fruto semelhante ao dendê e originado em palmeiras brasileiras. A partir dele, a Acelen produziria biodiesel e combustível de aviação renovável, alimentando o mercado brasileiro com uma alternativa energética de menor pegada de carbono e, dependendo da produtividade, possivelmente mais barata. Para chegar a isso, o grupo deve investir aproximadamente 3 bilhões de dólares (R$ 17,4 bilhões).

Os detalhes foram revelados ao Portal A TARDE pelo vice-presidente de Comunicação ESG e Relações Institucionais da Acelen, Marcelo Lyra, durante entrevista nesta quarta-feira, 13.A Acelen é uma empresa que foi criada com o propósito de ser relevante na transição energética. Então, além da Refinaria, nós temos um investimento de 3 bilhões de dólares, aproximadamente, que visa produzir combustíveis renováveis: combustível de aviação renovável e o diesel renovável, em larga escala, com plantação de uma variedade brasileira em 180 mil hectares, gerando riqueza econômica e um produto ambientalmente correto”, disse Lyra.